segunda-feira, 9 de abril de 2012

XXVIII ECC da Paróquia de Santo Afonso


O 28º Encontro de Casais Com Cristo da Paróquia de Santo Afonso foi realizado nos dias 30, 31 de março e 01 de abril de 2012, no Recanto do Sagrado Coração na Avenida da Universidade, 3106, no Benfica (próximo à Reitoria da UFC e Igreja de Nossa Senhora dos Remédios). Um local muito inspirador e de grande espiritualidade, onde reina a paz e o sossego para o espírito, mesmo estando praticamente no centro da cidade.

Foram três dias de muita emoção e surpresas, com muita espiritualidade entre todos. Doze casais concluíram o Encontro e, em outro dia, falaram da importância que foi o ECC em suas vidas e em que isso ajudou a mudar a visão de casamento e de convivência a dois. Congratulações a Flávio e Michele; Anderson e Kermaria; André e Ramonna; Cristiano e Eduvia; Daniel e Nazaré; Elder e Dulce; Hudson e Andrea; Jaime e Fátima; Leandro e Daniele; Magno e Bruna; Renan e Angela e Walmar e Flora.

O Encontro de Casais Com Cristo é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo.

 A Família é chamada, no Concílio Ecumênico Vaticano II, de “Igreja doméstica”. No documento “Lumen Gentium” (nº11) está escrito que: “Deste consórcio procede a família, onde nascem os novos cidadãos da sociedade humana, que pela graça do Espírito Santo se tornam filhos de Deus no batismo, para que o Povo de Deus se perpetue no decurso dos tempos”. A encíclica Familiaris Consortio retoma esta expressão, Igreja doméstica, tão querida a João Paulo II, onde afirma que “a família constitui o lugar natural e o instrumento mais eficaz de humanização e de personalização da sociedade: ela colabora de maneira original e profunda na construção do mundo, tornando possível uma vida propriamente humana…” (Familiaris consortio, 43). A Família fundada em Jesus Cristo, a pedra angular, é uma igreja feita à moda da casa, é uma pequena igreja, é uma igreja doméstica.

A Igreja, por ser cristã, é missionária e todos aqueles sinalizados por Cristo com o batismo são chamados à missão. Que as bênçãos dos céus recaiam sobre esses casais que ouviram o chamado de Cristo, iniciando um passo importante em seu sacerdócio na família, a Igreja doméstica, onde principia a caminhada dos seguidores de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário