domingo, 26 de fevereiro de 2012

Base da Marinha na Antártida será reconstruída em 2 anos, diz Amorim

Ministro da Defesa disse que arquitetos serão chamados para reconstrução.
Segundo ele, projeto de pesquisa vai continuar e tem apoio de Dilma.

Do G1, com informações da TV Globo
6 comentários
 O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou no sábado (25) que a Estação Antártica Comandante Ferraz, destruída por um incêndio, será reconstruída em dois anos. Segundo ele, arquitetos serão contratados pelo governo federal para elaborar o projeto da nova base da Marinha na Antártida.
“Ela [a base] vai ser refeita dentro de dois anos. O programa completou 30 anos agora e tem pesquisas da maior valia para o Brasil e para o mundo sobre biologia marinha, sobre estudo do gelo, mudança climática e sobre as cadeias alimentares”, afirmou o ministro, no Rio de Janeiro.
O incêndio ocorreu, segundo a Marinha, no local onde ficam os geradores de energia da Estação Antártica Comandante Ferraz, por volta das 2h (horário de Brasília) deste sábado (25). Dois militares morreram e um ficou ferido.
De acordo com Amorim, todo material de pesquisa foi destruído pelo fogo. “O material obviamente se perdeu e vai levar um tempo como sempre acontece nesses casos. O equipamento também se perdeu. Todo o núcleo central da base, onde estão concentrados esses equipamentos, instalações foi perdido. O grau exato do que ocorreu terá que ser objeto de perícia , mas avaliação é de que perdeu-se praticamente tudo”, afirmou.
O ministro destacou que o projeto de pesquisa é "motivo de orgulho" e tem o apoio da presidente Dilma Rousseff para continuar. "O projeto vai continuar. Isso é um empenho de 30 anos da sociedade brasileira , claro que atraves da Marinha, através dos cientistas, mas é um empenho da sociedade que tem todo apoio do governo, da presidenta Dilma Rousseff, que tem todo apoio do Congresso brasileiro."
'Momento de dor'
Para Celso Amorim, os dois militares brasileiros que morreram no incêndio foram "heróis". "Lamentamos as duas mortes por atos de heroismo. Eles estiveram na area de maior risco, que foi justamente onde originou o incendio, na tentativa de debelar e nao conseguiram', disse.
Segundo o ministro, "o momento é de dor pela perda das vidas". "O principal fato é a perda de vidas, nossa solidariedade com essas familias , evidentemente, expressar nossa determinação em continuar esse trabalho que é tão importante pro Brasil e para o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário